Você tem espírito empreendedor? Conheça dez características e descubra

152

Analista do Sebrae frisa que você pode moldar seu comportamento para realizar seu sonho

Muitas pessoas sonham em tornarem-se empresárias, mas será que elas possuem espírito empreendedor? Algumas características são fundamentais para gerir um negócio por conta própria, principalmente quando a intenção é que seu sustento venha dele. De acordo com JOYCE COSTA HENRIQUE, ANALISTA DO SEBRAE-SP, “toda empreendedora, por uma característica comportamental, possui uma enorme capacidade de influenciar positivamente os ambientes em que atua, mudando a realidade local e quase sempre se destaca como inovadora e criativa”.

Para que você conheça em detalhes, ela lista as dez características essenciais do comportamento empreendedor trabalhadas no EMPRETEC, um dos cursos mais famosos do País focado nessa formação:

BUSCA DE OPORTUNIDADES E INICIATIVA: trabalha cada vez mais a capacidade de se antecipar aos fatos e se mantém atenta para criar oportunidades de negócios com novos produtos e serviços.

NÃO DESISTIR FRENTE AOS OBSTÁCULOS É UMA DAS FORÇAS DA EMPREENDEDORA. FOTO: LZF/ISTOCK

PERSISTÊNCIA: desenvolve a habilidade de enfrentar obstáculos para alcançar o sucesso, não desistindo fácil frente às adversidades.

CORRER RISCOS CALCULADOS: está disposta a aceitar desafios e responder por eles, assumindo a responsabilidade.

COMPROMETIMENTO: essa característica envolve sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e esmero com os clientes.

PARA EMPREENDER, PLANEJAMENTO, METAS E BUSCA CONSTANTE DE INFORMAÇÕES SÃO CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS. FOTO: KEREMYUCEL/ISTOCK

BUSCA DE INFORMAÇÕES: procura manter-se atualizada constantemente de dados e informações sobre clientes, fornecedores, concorrentes e sobre o próprio negócio.

ESTABELECIMENTO DE METAS: traça objetivos que sejam claros para a empresa, tanto a longo quanto a curto prazo.

PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO SISTEMÁTICOS: organiza suas tarefas de maneira objetiva, com prazos definidos, a fim de que possam ter os resultados medidos e avaliados.

A AUTOCONFIANÇA É UM CARACTERÍSTICA-CHAVE DENTRE TODAS. ELA FACILITA INCLUSIVE OUTRA QUALIDADE MUITO IMPORTANTE, O NETWORKING. FOTO: TIJANA87/ISTOCK

PERSUASÃO E REDE DE CONTATOS: engloba o uso de estratégia para influenciar e persuadir pessoas e se relacionar com quem, de fato, possa ajudar a atingir os objetivos do seu negócio.

INDEPENDÊNCIA E AUTOCONFIANÇA: trabalha a autonomia para agir com segurança e manter sempre a confiança no sucesso.

EXIGÊNCIA DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA: é disposta e inclinada a fazer sempre mais e da melhor maneira possível.

Se você ainda não se considera um empreendedor, não desanime! “As habilidades empreendedoras podem ser aprendidas e desenvolvidas! Entidades como o SEBRAE podem auxiliá-lo”, afirma a profissional.

POR MARCELL FILGUEIRAS

http://www.daquidali.com.br