Você sabe o que é uma “Buyer Persona? – Parte 2

356
BUYER PERSONA - Conexao Empreendedora

Essa é a segunda parte sobre o conceito de Buyer Persona. A primeira parte você confere aqui!

Já falamos sobre “o que é” e o “primeiro ponto fundamental”, existe 3 pontos para criar a Buyer Persona para a sua empresa, hoje vamos apresentar os outros dois:

Ponto 2:

Reúna ou descarte informações

Após esta breve pesquisa, já se tem as informações necessárias para criar um perfil de quem pode ser a sua Buyer Persona. Então deve se analisar os dados coletados e verificar se elas apresentam um padrão, ou uma tendência.

É muito importante descartar informações que por algum motivo vieram em excesso. Mas tome cuidado para não perder elementos chaves ao processo de planejamento e melhoria das suas ações. Na dúvida, pergunte ao seu time de marketing e comercial se estas informações realmente podem ajudá-los a melhorar sua performance.

Caso perceba que existe mais de um padrão sendo criado, você pode concluir que seu negócio tem mais de uma persona e seu produto ou serviço está ligado a mais de um tipo de público.

Por outro lado, se você não identificar padrão algum, isso significa que precisa melhorar a sua pesquisa. Talvez precise de uma amostragem maior de pessoas ou uma empresa que preste esse serviço.

Ponto 3:

Descreva o perfil da sua Buyer Persona

Com os dados em mão, segmentados por tendências, você pode agora criar definições confiáveis sobre o seu cliente ideal — mais do que isso — você tem um material muito mais interessante do que simplesmente um dado de público-alvo.

De fato, esse ponto consiste em documentar suas descobertas de uma maneira que possa ser absorvido por toda sua equipe de marketing e comercial.

Crie quantos perfis forem necessários, claro que sempre baseado em análises, e não em opiniões. Um ponto importante aqui é dar um nome à sua persona. Afinal, ele é um representante quase real do seu cliente ideal. Adicione também uma imagem para que você se identifique ainda mais facilmente.

O mais importante é que crie um perfil completo para que todos os colaboradores envolvidos no projeto saibam exatamente para qual pessoa eles estão vendendo.

Buyer Persona, muito além do público-alvo

Pronto! Agora consegue se enxergar características do seu público que antigamente não conseguia.

Utilize esta técnica nas próximas campanhas e ações de marketing. Certo que você vai atrair pessoas mais qualificadas a fazerem negócio com você.

Qualquer empresa pode utilizar personas para aumentar suas vendas e conquistar mais clientes.

É óbio que com este texto é impossível relatar todo processo de criação de personas, deste a conquista da confiança do seu cliente até a criação de autoridade no mercado.

COMPARTILHAR
Francine Grando
Executiva da Live Mídia, agência especializada em marketing para PME e Economia Criativa. Ganhou notoriedade internacional a partir do case de estudo em redes sociais chamado “O que queremos?”, mesma nomenclatura utilizada em sua página no Facebook que já foi visualizada e compartilhada por mais de 90 milhões de internautas.