Você sabe o que é uma Buyer Persona? – Parte 1

340
BUYER PERSONA - Conexao Empreendedora

Certamente você já ouviu o conceito de público-alvo, agora você precisa conhecer um elemento que vai potencializar sua estratégia de marketing e contribuir para aumento das suas vendas

Você sabe o que é uma “Buyer Persona?

Buyer Persona é uma representação semifictícia do seu cliente ideal. Ou seja, uma descrição um pouco mais detalhada do seu público-alvo. A descrição de uma Buyer Persona tem detalhes a mais do que somente idade, sexo e classe social. Este detalhamento é importante para que você consiga calibrar melhor sua mensagem, mas não somente no sentido da abordagem, mas também na linguagem, interesses, ambientes, horários e formato.

Existe 3 pontos fundamentais para criar a Buyer Persona para a sua empresa, hoje vamos falar sobre o primeiro:

Ponto 1:

Faça as perguntas certas

A Buyer Persona é uma representação semificcional  do seu cliente ideal, e não um devaneio da sua imaginação. Por isso, você não deve criar a persona baseada no que você acha.

A forma certa de definir Buyer Persona é entrevistando seus clientes atuais e pessoas que por ventura gostariam de se tornar cliente, mas que não chegaram a concluir a compra. É fato que as pessoas curiosas tem um estoque de perguntas interminável, mas neste caso você precisa ter um filtro e eleger perguntar que tragam informações valiosas para potencializar seus objetivos.

Entenda as seguintes dimensões do seu cliente ideal:

Informações demográficas: Coletar informações demográficas lhe ajudará a realizar o marketing offline e online com um foco melhor, além de ajudar a formar uma imagem de quem é a sua persona. Separe entre homens e mulheres, pergunte se eles são casados, qual é a renda familiar mensal, onde eles moram, qual a idade, se eles têm filhos, e qualquer outra pergunta que você ache necessária para lhe ajudar na formação da identidade da sua persona.

Gatilhos de busca: O que levaria esta persona começar a procurar uma solução como a sua? Quais as suas prioridades? Por que precisa disto agora

Fatores de sucesso: Que tipo de resultados essa persona espera da sua solução? Como esse cliente descreveria uma experiência “bem sucedida” entre você e ele?

Barreiras percebidas: Quais são as barreiras percebidas que impedem escolher sua solução? O que você poderia oferecer para evitá-las?

Critérios de decisão: Quais características seus clientes vão usar como critério de decisão para avaliar/comparar suas soluções? O que ele enxerga como diferencial?

Processo de compra: Como é o processo de decisão e qual é o papel dessa pessoa nesse processo?

Existem características desta pessoa que podem não contribuir em nada com a sua performance de vendas, estas acima são as principais, que contribuem positivamente para qualquer mercado.

———————————————————————————————————————-

O assunto Buyer Persona foi apresentando no nosso 7º Encontro de Empreendedores, onde Francine Grando, discorreu sobre o assunto na palestra Tema: Ins(piração) ou Inspir(ação) – Aprenda como conhecer seu público e definir metas.

Na próxima semana apresentaremos os outros dois pontos! Não perca!

COMPARTILHAR
Francine Grando
Executiva da Live Mídia, agência especializada em marketing para PME e Economia Criativa. Ganhou notoriedade internacional a partir do case de estudo em redes sociais chamado “O que queremos?”, mesma nomenclatura utilizada em sua página no Facebook que já foi visualizada e compartilhada por mais de 90 milhões de internautas.