Saia da zona de conforto

147

No 1º artigo sobre empreendedorismo falamos que existe mais de 1 milhão de advogados, além de como se destacar no meio desta multidão, da importância de se ter um cartão de visita e um site, como estratégias de se obter clientes. Dando sequência aos nossos artigos sobre empreendedorismo, neste falaremos sobre “zona de conforto” e, de forma indubitável, avisamos que sua zona de conforto é uma mentira, com data de validade vencida…

Certa vez ouvi da minha filha: “quem faz o que gosta é criança, adulto faz o que é necessário”. Mas vamos à narrativa que eu ouvi de forma exclusiva, em um importante evento da Advocacia Bandeirante, cujo interlocutor era um advogado com 25 anos de carreira.
“- Estou há 25 anos atuando na área trabalhista, sem gostar desta área, mas atuo nesta área, pois é só o que me aparece… e vou pagando minhas contas e mantendo meu escritório, para mim está bom…”.
– Indaguei: “de qual área o Dr. gosta?”
– Escutei: “gosto do Dir. Tributário”
– Retruquei: “e por que não investiu na especialização dessa matéria?”
– Ele responde de forma categórica: “Investi… até lecionava no Senac esse conteúdo …”.
– De novo pergunto: “e nada aconteceu?”
– Ele respondeu: “Não… eu não sou empreendedor… sou Advogado.”

De fato, talvez esse meu interlocutor nunca tenha errado, até porque não reclama de sua situação financeira mesmo lamentando atuar na matéria que não é sua paixão, contudo é nítido que ele deixou de prospectar, de ser proativo. Em resumo, se apropriou da estrofe da música: “deixa a vida me levar, vida leeeva, eu…”. Este comportamento recebe o nome de “zona de conforto”.
No meu íntimo fiquei tão impactado/triste com esse relato, que resolvi escrever a respeito.

“Empreendedores são visionários: eles têm a visão de como será o futuro para o seu negócio e sua vida, e o mais importante: eles têm habilidades de implementar os seus sonhos”, palavras de Steve Jobs. Aproveitando o embalo de Mister Jobs, um revolucionário não só do empreendedorismo como do mundo tecnológico e pelo fato de eu estar lendo neste momento o livro de David Kirk Patrick, “O Efeito Facebook”, vejo que Mark Zuckerberg, fundador do Face também tinha talento, ambição, sorte e estava nas situações certas com frequência, além de um excelente faro para detectar oportunidades.

Dr. Emiliano Paes, em seu e-book intitulado “DNA de um empreendedor”, asseverou que: “Sair da zona de conforto é na verdade um caminho fácil, basta querer, basta observar, basta praticar, basta realizar, basta falar, basta conhecer, basta interagir, basta digitar aquela mensagem, basta ligar para aquela pessoa, basta conversar, basta fazer networking, basta ser carismático, basta sorrir, basta ser empático. Atitudes simples te geram oportunidades incríveis e ampliam de forma infinita o seu crescimento pessoal e profissional e vaticina: ZONA DE CONFORTO é igual = MORTE DOS SEUS SONHOS, e de
outro modo os RISCOS + DECISÕES + CORAGEM é = EMPREENDER, é perceber que TUDO se torna possível.

Até, o aparentemente impossível se torna realizável. “Faça chuva ou faça sol, esteja você de bom ou mau humor, esteja você com sorte ou azar, mas todos os dias dê um passo ao seu objetivo”, é o lema de Marcelo Sales, fundador da aceleradora de negócios 21212.com e um dos mais influentes empreendedores de startups do Brasil. Lembro-me, como se tivesse acontecido hoje, fiz 2 perguntas para um advogado com 50 anos de militância na advocacia: “Como ter sucesso na advocacia? e “Como ganhar dinheiro na advocacia?”. Recebi seguinte ensinamento: “Primeiro, faça o que gosta e segundo se especialize nela, que o retorno vem”

De forma inexorável fica a dica deste simples Advogado: Faça com amor e o que gosta, ganhe dinheiro e seja feliz. Contudo, não entre na zona de conforto ao contrário seja um visionário que lidera sua equipe rumo ao sucesso. As mídias sociais são um grande filão para se alcançar o sucesso, fazendo com que você seja reconhecido e não só, conhecido. Mas esse tema abordaremos no próximo artigo.

Critique, elogie, sugira, mande sua pergunta ou sua história empreendedora na advocacia para nós.
D. Ribeiro, é Advogado, Pós-Graduando em Dir. Administrativo e Constitucional, Presidente da Comissão de Direito Administrativo e Constitucional da Subseção da OAB de São Miguel Paulista / SP / FONES 11 – 2051-8910 / 95473 – 1877 (Tim e Whats)
www.dribeiroassessoria.com.br / d.ribeiro@dribeiroassessoria.com.br