Quer comprar dólar mais barato? Saiba consultar o ranking do Banco Central

278

Quem vai viajar ao exterior precisa fazer muita pesquisa sobre o preço do dólar. O valor da moeda varia bastante de uma corretora para para outra, mas um ranking divulgado mensalmente pelo Banco Central ajuda a apontar onde ele é mais barato.

A lista está em http://zip.net/bdrh07 (url encurtada) e mostra quanto os bancos e casas de câmbio cobraram em média pela moeda no mês.

Os números se referem ao valor efetivo total (VET), que inclui a taxa de câmbio, as tarifas e o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Saiba como consultar o ranking

Por ser relativa a meses anteriores, a lista do BC serve apenas como uma referência. As empresas não têm nenhuma obrigação de cobrar pelo dólar, hoje, o mesmo que cobraram no passado. Os preços variam diariamente.

Além disso, os valores mostrados pelo BC representam uma média de todas as operações realizadas no mês.  Se a maior parte das operações em determinado banco foi feita justamente num dia em que a cotação do dólar estava muito alta, essa instituição vai ficar mal posicionada no ranking, mas não necessariamente é a mais cara sempre.

Por causa disso, segundo especialistas, é recomendável considerar os valores de corretoras que fizeram um mínimo de negociações por mês (cem operações mensais, por exemplo) e por um período maior (três meses pelo menos), conforme orientação dos economistas Mauro Rochlin, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), e Celso Grisi, presidente do Instituto Fractal.

O ranking também pode indicar que o histórico de uma empresa é de vender barato mesmo. Se uma instituição fica entre as mais baratas em mais de um mês, pode ser uma boa pista. Vale pesquisar quanto está cobrando agora.

Passo a passo: escolha dinheiro ou cartão

Reprodução

No ranking do BC (http://zip.net/bdrh07), informe se vai comprar em “Espécie” (dinheiro) ou se será em cartão pré-pago (mais caro, por causa do IOF de 6,38% contra 0,38% em dinheiro). Faça essa opção no alto, no campo  ” 4. De que forma?”

Preencha o valor que vai comprar em dólares

Reprodução

A seguir, preencha o valor em dólares que deseja comprar no campo “5. Quanto”, no canto direito superior (não coloque ponto de milhar: use 1000 em vez de 1.000). Isso já faz aparecer a lista das corretoras ordenadas das mais baratas para as mais caras.

Ordenando pelo preço ou pelo número de operações

Reprodução

Se quiser ordenar pelo número de negócios feitos no mês, clique no campo “Número de operações realizadas em (mês/ano) com base nos critérios pesquisados”. Se desejar voltar a ver o ranking do mais barato pro mais caro, clique no campo “Posição”. Se clicar de novo em “Posição”, ele muda a ordenação e passa a mostrar primeiro as corretoras mais caras.

Fonte:http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/05/26/quer-comprar-dolar-mais-barato-saiba-consultar-o-ranking-do-banco-central.htm

COMPARTILHAR