A PRIMEIRA CAFETERIA INCLUSIVA DO BRASIL ATENDIDA POR PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN

135

SP possui café inclusivo atendido por pessoas com deficiência

 

Em 8 de junho de 2017, aconteceu no restaurante Como Assim?!, a inauguração do primeiro café “hardcore” inclusivo do Brasil, atendido por pessoas com Síndrome de Down.

O local é uma iniciativa do Instituto Chefs Especiais, que desde 2006 atende gratuitamente 300 pessoas com Síndrome de Down, promovendo inclusão pela gastronomia.

O CHEFS ESPECIAIS CAFÉ é todo decorado no estilo “Hardcore”, inspirado no Motoclube In’Omertà, parceiro do Instituto em eventos. “A “caveira” representa a igualdade entre todas as pessoas”, explica Simone Berti, cofundadora e gestora do Instituto Chefs Especiais.

O espaço promete um atendimento personalizado, diferenciado e carinhoso, apesar do estilo bad boy.

No cardápio, cafés expresso e coado na hora, chás, bolos variados, tortas, quiches, salgados, pães de queijo, croissant e itens variados, alguns produzidos pelos próprios alunos do Instituto.

No Brasil, mais de 300 mil pessoas têm Síndrome de Down.
A cada 400 bebês que nascem, um possui SD.
A tendência é que este número continue crescendo, levando-se em conta que as mulheres estão dando prioridade às suas carreiras e deixando a maternidade para mais tarde, sendo fator agravante para que se tenha filhos com a Síndrome.
A expectativa de vida dessas pessoas, atualmente, gira em torno dos 60 anos de idade, graças a diversos fatores.
O Instituto Chefs Especiais tem como objetivo ser facilitador de autonomia e oportunidades, promovendo o desenvolvimento humano e a valorização, para que essa expectativa de vida se eleve cada dia mais.
Fonte: https://www.chefsespeciaiscafe.com.br/