Por que contratar uma empresa de segurança do trabalho?

534

Acidente de trabalho: não corra esse perigo 

Por Sabrina Felici e Victor Girotto

O brasileiro  tem um perfil empreendedor. É uma nação guerreira e extremamente criativa. Diante dessa característica é comum que – mesmo em momentos de crise –  ele sonhe em ser dono do seu próprio negócio.

São muitas adversidades que um empresário brasileiro tem que enfrentar para que sua empresa prospere. Seja um grande, médio, pequeno ou micro empresário todos tem que pensar no que é melhor, vencer a concorrência e dar boas condições de trabalho.

Dentre tantas atribuições que um empreendedor tem, fica impossível pensar em tudo e, provavelmente,  terá alguma coisa que escape de seu conhecimento, inclusive em relação a segurança dos seus colaboradores.

Para esse problema existe  uma boa saída: contratar empresas que estejam preparadas em ajudar a preservar a vida e a saúde de todos.

Investimento ou gasto?

O objetivo inicial de cada empresa é obter lucro. Você investe seu dinheiro, seu tempo, sua energia em algum modelo de negócio que realmente acredita. Você sabe que cada hora de sono perdida compensará no futuro. E que como um dos resultados de tanto esforço e dedicação vem a  tão sonhada recompensa.

Após árduas jornadas de trabalho e longas horas de estudo chega o momento de crescer; contratar mais mão de obra, estabelecer setores e dividir tarefas que antes era você quem tomava conta. E como um bom empresário você sabe que o lucro gerado precisa ser reinvestido gerando crescimento.

Mas, o que é realmente importante? Como  investir e ter um crescimento sadio? E a segurança dos seus funcionários? Já pensou em algumas medidas para tornar sua empresa amiga do meio-ambiente? Sim, empreender, ter uma empresa, é muito mais que lucrar e ter seu lugar no mercado, é também, se preocupar com o outro e principalmente com meio em que vivemos.

Acidente de Trabalho

Há outro quesito tão ou mais importante ainda: o acidente de trabalho.

Você sabe o que caracteriza um acidente de trabalho? A quem se deve recorrer se o acidente ocorrer? É possível reduzir as chances de algo assim acontecer?

Perguntas como essas – se não forem respondidas o mais rápido possível – podem tirar o sono de qualquer empregador. Ter uma orientação previa para sanar essas e outras dúvidas são essenciais para quem quer dar apoio total aos empregados.

Sim, é necessária uma reflexão. E acredito que esse é o melhor momento. Começar o novo ano fazendo mudanças importantes que possam garantir seu sucesso evitando preocupações, surpresas e problemas graves.

Por isso, convido a todos a pensar melhor sobre tudo isso. No nosso próximo encontro, vamos nos aprofundar nessas questões, tudo bem?

Por enquanto, saiba mais o que caracteriza um “Acidente de Trabalho” pelo TST.

Veja também “Meio ambiente e sustentabilidade: impacto nosso dia a dia” com Sabrina Felici e Victor Girotto

COMPARTILHAR
Sabrina Felici
Engenheira ambiental e especialista em Segurança do Trabalho atua como CEO da Ambimax Consultoria e Treinamento. Apaixonada pela vida e pela sua profissão acredita que para existir harmonia entre o homem e seu ambiente é preciso uma transformação constante dos conflitos em soluções multidisciplinares.