O mundo é dos pequenos

375

O empreendedorismo brasileiro como o maior gerador de renda

Por Fernando Gaspar

O mundo é dos pequenos – Hoje é o dia do Empreendedor. Somos mais de 10 milhões, crescemos 44%  nos últimos 10 anos e geramos mais de R$3,6 milhões de reais. Somos 95% do total das empresas brasileiras e, de cada 4 pessoas, 3 querem empreender. Todos esses dados faz a gente constatar que o povo brasileiro tem realmente o “espirito empreendedor”.

Como já disse, sou um empreendedor desde sempre. Criei essa vontade de empreender desde muito cedo e tive o prazer de conhecer a dona Hilma ainda quando criança. Ela é uma das minhas maiores referências do “espirito empreendedor brasileiro”.

Dona Hilma iniciou seu negócio em casa usando seu conhecimento na cozinha para fazer salgados para vender. Inicialmente, ofereceu aos familiares, depois para os vizinhos e quando pegou mais confiança, passou a oferecer para aquele “colega” que conheceu no ônibus.

Com o crescimento dos pedidos, precisou comprar uma máquina para fazer a massa dos salgados. Coxinhas, rissoles, bolinhas de queijo, tudo que a dona Hilma fazia era uma verdadeira delícia!

Muitas vezes, recorri aos deliciosos salgados dela. Nunca tive nenhum problema com entrega, com pedido e muito menos, com a qualidade.

Hoje, ela é dona de uma salgateria na zona norte: Dona Hilma Salgados. Mesmo depois de seu crescimento e a expansão do seu negócio, ela mantem o mesmo sabor caseiro de antes. Ela sempre agiu por instinto. Agiu como uma verdadeira empreendedora brasileira: com muita paixão, garra e determinação.

Agora, imaginem se as pessoas não tivessem comprado os deliciosos salgados da dona Hilma? Imaginem se a dona Hilma, por algum motivo, tivesse desistido? Hoje ela não teria um empreendimento, não existiria essa história de sucesso e não teriam 5 pessoas com seu emprego garantido.

Por isso, sou a favor e faço parte da campanha do Sebrae: “Compre do Pequeno Negócio”.

Essa campanha tem o objetivo de estimular a compra nos pequenos negócios gerando uma conscientização nos consumidores em tornos dos produtos e serviços advindos das microempresas individuais.

A açao se apoia em cinco motivos para sensibilizar os compradores a priorizar as empresas locais:

  • perto da sua casa
  • É responsável por 52% dos empregos formais
  • O dinheiro fica no seu bairro
  • O pequeno negócio desenvolve a comunidade
  • Comprar do pequeno negócio é um ato transformador

As nossas empresas são responsáveis por 52% do total de carteiras assinadas, com mais de 17 milhões de vagas de emprego preenchidas. Também, somos responsáveis por 27% do PIB no Brasil.

Quando o consumidor compra daquele pequeno comerciante do bairro, o dinheiro que ali circula desenvolve comunidade e estimula novos empreendedores a investir cada vez mais em pequenas empresas próximas as suas casas.

Não é a toa que hoje é um dia especial. E é por meio de todas as ações, tanto as do Sebrae, da ACSP – Associação Comercial de São Paulo e da Conexão Empreendedora, que necessidade de empreender é estimulada. Queremos que todos os empreendedores e microempresários possa levar seu sonho adiante, fomentando a economia com rendas diretas e indiretas e fazendo nosso país crescer. Vamos juntos superar essa crise?

Mais sobre “Compre do Pequeno Negócio” – clique aqui! 

Você sabe como fazer um bom networking? Veja minhas dicas!

 

COMPARTILHAR
Nando Gaspar
Nando Gaspar é empreendedor desde muito cedo. Sempre disposto a conversar sobre ideias, fundou a Conexão Empreendedora com o mesmo intuito: construir uma plataforma de produtos com uma nova visão de aprimoramento para os empresários construírem seus negócios de forma lucrativa e sustentável. É formado em Publicidade com Especialização em Marketing e diversos outros cursos na área Empreendedora pelo Sebrae e EPA. Atuou em agências de publicidade com estratégias de comunicação corporativa e durante anos geriu grupos de networking. É CEO da Studio Doze Comunicação - a empresa trabalha com ambientação, fachadas e design visual -, e da Studio Office - espaço coworking e virtual.