Networking – não julgarás!

318

Este é um dos mandamentos do Networking

Para mim é bem simples, gente é gente. E gosto assim. Sou apaixonada por pessoas, cada uma com sua história, formação, experiências, escolhas, vivências, conquistas, ensinamentos, enfim, vida!

Procuro tratar todo mundo bem, ouvir, dar atenção e ser acessível.

Daniel Goleman, em seu livro Foco, diz que existe uma fronteira invisível do poder, que faz com que muitos apenas foquem naqueles que mais valorizam. “Onde nos enxergamos na escala social parece determinar quanta atenção prestamos: mais vigilantes quando nos sentimos subordinados, menos quando nos sentimos superiores. A conclusão: quanto mais você se importa com alguma coisa, mais atenção presta – e quanto mais atenção presta, mais você se importa. A atenção está entrelaçada com o amor”, explica Goleman.

Há 7 anos frequento reuniões de Networking em um restaurante e sempre fiz questão de cumprimentar e conversar com os garçons e atendentes. Como empreendedora, é muito rico conhecer cada sonho, objetivo, angústia e dificuldade. São histórias que ouvimos e vemos aos montes, que se confundem com a nossa própria, e ainda sim mantêm sua singularidade e doçura.

Eis que um dia fui surpreendida na saída por um dos garçons. Perguntando sobre como tinha sido o encontro e o que eu estava fazendo porque andei “meio sumida”, ele contou com todo o orgulho: “Eu tenho um e-commerce e vendo roupas para o Brasil inteiro!”. Claro que parei para escutar e tive uma aula de loja virtual, da escolha dos produtos até a logística do envio, com cuidado em cada detalhe. Trocamos contatos e me sinto instigada a contribuir com seu sucesso de alguma forma. Foi um dos momentos mais mágicos da minha vida!

Como poderia imaginar um empresário em pele de garçom? Não julgando e dando atenção. E nem preciso mesmo ficar imaginando essas coisas, porque me permito desfrutar desse tipo de experiência.

A pessoa do seu lado, nesse exato momento, pode ser aquela da oportunidade que está buscando, não importa qual seja. Oportunidade de estudo, de trabalho, de viagem, de negócio, de investimento, de amizade e, veja só, até de casamento.

Você não sabe o que o outro sabe, você não sabe quem o outro conhece, até se importar verdadeiramente em saber e prestar atenção. Meu convite hoje é para que se permita surpreender. Afinal, vai que…


Quer saber mais sobre Networking com a Raquel Rodrigues? Acesse essa playlist com + 3 vídeos! 

COMPARTILHAR
Raquel Rodrigues
Educadora Emocional, escritora, palestrante, facilitadora e networker por vocação. Atua como Promotora de Encantos na "Forma Encantada Treinamentos com Propósito" para ajudar pessoas a desenvolver Inteligência Emocional, Networking e Relacionamento.