Networking interessa?

951
Networking

Responda rápido! Em Networking você se considera:
( ) Interessante
( ) Interessado
( ) Interesseiro
( ) Sem interesse

Imagine que você chega em um evento onde não conhece ninguém com o objetivo de estabelecer contatos. Vamos supor que esteja com a apresentação do seu negócio na ponta da língua, com todo o portfólio, comparativo com a concorrência e benefícios comprovados.

Você observa um grupo de três pessoas conversando abertamente e resolve se apresentar. Aqui não tem mistério: se aproxime, peça licença, diga seu nome, cargo e empresa, e pergunte se pode participar da conversa. Uma vez inserido, você:

Começa a falar do seu negócio?
Pergunta do negócio de cada um?
Pergunta sobre o que estão conversando?
Pergunta sobre o que estão achando do evento?
Não faz nada, apenas ouve a conversa.

Para construir relacionamentos é importante primeiro ser interessado e depois interessante. Pergunte sobre a atuação do outro e continue perguntando para obter detalhes que possam se conectar com a sua atuação, e então você expõe sua solução de forma personalizada, diferenciada e criativa, ou que possam conectar a alguém que já conheça e seja um potencial parceiro ou cliente para indicar. Claro, troquem cartões para continuar a conversa.

Essa dica também serve para contatos virtuais. Viu um post bacana? Comente. Uma atividade chamou sua atenção? Comece um papo. Acredita que possa haver sinergia? Apresente as pessoas.

Tem muita coisa boa acontecendo e muita gente boa que vale ao menos conhecer, online ou presencialmente. A questão é: o quanto você está verdadeiramente interessado?

Acredite! E #tamojunto

*[Texto adaptado do original escrito para a Coluna “Networking e Inteligência Emocional” do Grupo Gente que Empreende, edição 21 de janeiro de 2016]

COMPARTILHAR
Raquel Rodrigues
Educadora Emocional, escritora, palestrante, facilitadora e networker por vocação. Atua como Promotora de Encantos na "Forma Encantada Treinamentos com Propósito" para ajudar pessoas a desenvolver Inteligência Emocional, Networking e Relacionamento.