MATRIZ BCG para escritório de advocacia – 2

589
Matriz BCG 2

Neste segundo vídeo da série Matriz BCG para escritório de advocacia, Sheila e Paulo mostram os quadrantes Interrogação e Estrela de maneira mais profunda e o quais as características de cada quadrante.

Matriz BCG para escritório de advocacia
*Clique na imagem para assistir.

A Matriz visa analisar o seu portfólio de produtos/serviços olhando para a participação de volume que sua empresa possui sobre o mercado em questão e a taxa de crescimento desse mercado.

Então segue o resumo do nosso vídeo

Existem 2 dimensões:

1- Taxa de crescimento do mercado: Analisamos como anda o mercado daquela área ( identifica-se em que mercado está inserido seu portfólio e depois se analisa esse mercado. Ex. Portfólio: casamento gay. Mercado: Direito de família na seara do direito dos homossexuais).

2- Participação Relativa no mercado. (Seu volume X Volume Total de Mercado)
Analisa-se qual a sua participação (portfólio) dentro do mercado em que ele está inserido. Lembrar-se sempre de que não analiso isoladamente meu portólio ( o quanto o portfólio cresce), mas sim a participação dele no mercado e quanto isso cresce.

Agora definimos qual o conceito de cada quadrante.

• Ponto de interrogação: Neste quadrante estão posicionados os serviços/produtos de escritório pertencentes a um mercado com altas taxas de crescimento. Exigem grandes investimentos(tempo,dinheiro) e possui baixo retorno, com possibilidade de se tornar um “abacaxi” em pouco tempo. Porém, por estar em um mercado com alto crescimento, pode também se tornar uma “estrela”, desde que seja bem trabalhado pelo escritório;. Pequena Participação relativa no mercado Até tem fluxo de caixa mas exige altos investimentos e apresenta baixo. Pode tomar diversos investimentos e depois se tornar um “abacaxi” caso não seja alterado seu portfólio. Por outro lado, caso seja feito algo para melhorar pode-se tornar um produto “estrela” pois está num mercado que cresce bastante.

• Estrela: Neste quadrante, estão posicionados os serviços/produtos com alta participação de mercado, com altas taxas de crescimento. São líderes de mercado, exigindo grandes investimentos. Caso o crescimento do mercado seja reduzido, pode facilmente se tornar uma “vaca leiteira”. Pequena Participação relativa no mercado. Mercado cresce muito e minha participação é alta, mas preciso investir muito para me manter nessa posição. Ex: casamento gay. Novo mercado que exige investimentos. Exige grandes investimentos e é referência no mercado, gerando receitas e desfrutando de taxas de crescimento potencialmente elevadas. Geralmente fica equilibrado quanto ao fluxo de caixa. Porém, a participação de mercado deve ser mantida, para que vire uma Vaca-leitera (sonho de todo empreendedor).

• Vaca leiteira: Este quadrante os produtos/serviços possuem taxa de crescimento moderada em mercados já estabelecidos. Não demandam grandes investimentos, uma vez que o crescimento do mercado é baixo. Alguns escritórios tem estes serviços/produtos como sua base, por terem uma alta margem de lucros e a geração de caixa ser alta. É comum ver “estrelas” se transformando em “vacas leiteiras. Grande Participação relativa no mercado. Os lucros e a geração de caixa são altos. Como o crescimento do mercado é baixo, não são necessários grandes investimentos. Pode ser a base de uma empresa, já que a empresa detém uma quota de mercado considerável.

• Abacaxi: Neste quadrante estão posicionados os serviços/ produtos com baixa participação em um mercado maduro, sem crescimento aparente. Estes produtos devem ser evitados ao máximo pelo escritório, sendo possível até um descarte de tais produtos do portfólio da empresa, do ponto de vista financeiro (evitando os altos custos de recuperação) e estratégico. Grande Participação relativa no mercado. (também conhecido como “cão” ou “vira-lata”, expressões que não traduzem bem o conceito em português): os “abacaxis” devem ser evitados e minimizados numa empresa. Cuidado com os caros planos de recuperação. Invista se for possível na recuperação, senão desista do produto. A baixa participação de mercado gera poucos lucros, mas estes estão associados a um baixo investimento devido ao crescimento do mercado praticamente nulo. A avaliação destes produtos deve ser feita de maneira a conseguir posicioná-los de maneira mais atrativa e rentável para a empresa, ou mesmo abandoná-los, quando a rentabilidade não seja de todo possível.

Veja o terceiro vídeo sobre  MATRIZ BCG para escritório de advocacia!

COMPARTILHAR
Sheila e Paulo
Ela advogada, pós graduada em Direito, sócia de um escritório de advocacia. Ele formado em Marketing e pós graduado em Gestão Comercial. A parceria informal surgiu quando Sheila quis promover seu escritório e Paulo se dispôs a ajudá-la. Decidiram gravar vídeos mostrando como fazer para angariar e empreender no ramo da advocacia. Atualmente prestam Assessoria Empresarial para escritórios de advocacia de pequeno e médio porte colaborando com desenvolvimento da Advocacia Empreendedora.