Empreendedorismo criativo, acreditar e fazer a diferença

981
Empreendedor criativo - conexao empreendedora

Como a sua visão de negócio também pode mudar o mundo

Por Fernando Gaspar

Empreendedorismo Criativo – Meu nome é Fernando Gaspar, tenho 35 anos e sou empreendedor desde que me conheço por gente. Criei a minha primeira empresa ainda na faculdade e nunca deixei de empreender, de inovar, buscar desafios e, o mais difícil, enfrentar a crise.

Atualmente tenho as empresas Studio Doze Comunicação – comunicação visual, banners, branding, criação e ambientação -, e o Studio Office – espaço coworking, escritório virtual e colaborativo.

Tenho mais um projeto na manga, mas vou deixar como surpresa, mesmo porque a partir deste mês, passo a conversar diretamente aqui. Então, vocês saberão de mais uma empreitada minha.

A Conexão Empreendedora está aqui para proporcionar aos pequenos empresários, empreendedores, intraempreendedores e futuros empreendedores, um espaço democrático onde podemos trocar experiências, aprender, ensinar, buscar informação, compartilhar e, o mais importante, fomentar parcerias.

Os encontros têm me dado muito mais do que eu esperava. E por causa disso, tenho me perguntado: o que é ser empreendedor? É aquela pessoa que investe em algo? Que abre uma empresa? É um empresário? Quem é?

Tem a famosa frase de Joseph Schumpeter, famoso economista austríaco, que diz: “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e matérias”.

Essa é uma das minhas definições favoritas, porém, acredito que além de “introduzir novos produtos” e “criar novas formas de organização”, gosto de pensar que o empreendedor é aquele que, antes de qualquer coisa, acredita.

Sim, #ACREDITA. Pois se pararmos para pensar a quantidade de pessoas que saíram do nada e venceram como empreendedores no Brasil, mesmo diante de tantas dificuldades e desafios, poderia reduzir a definição a: “empreendedor é aquele que acredita”!

Porque quem acredita inova, quem acredita cria, quem acredita insiste, quem acredita enxerga oportunidades em tudo. Na minha humilde visão, esse é o perfil do empreendedor brasileiro.

Há aqueles que ainda insistem em pensar que os empreendedores de sucesso nasceram com sorte e simplesmente não enxergam dias de dedicação sob sol e chuva. Que acham que aqueles que herdaram negócios de seus pais, por exemplo, trilharam um caminho mais fácil. Mas, não adianta nada herdar uma empresa e levá-la para o buraco, certo?

Nos meus anos de experiência – que não são muitos, eu sei que ainda tenho muito a aprender – percebi que dá para despertar o empreendedor que há dentro de você, para quem tem muita vontade, é claro.

Porque se você age sempre buscando o novo, implanta novos formatos de trabalho, enxerga sua atividade como um desafio e a exerce com dedicação e afinco, mesmo não sendo o dono da empresa, você é um empreendedor.

O empreendedor coorporativo ou o intraempreendedor não perde em nenhuma qualidade do empreendedor dono de seu próprio negócio. Pois há muitos empreendedores empresários, mas nem todos os empresários são empreendedores.

O empresário possui a expertise, tem o foco na gestão, no bom andamento da empresa e busca o lucro. O empreendedor dono de empresa ou não, tem a cultura de buscar oportunidades onde não existe, é aquele que faz a diferença.

Acreditar e fazer a diferença!  Esses são os principais motivos que faz a Conexão Empreendedora existir. Reunir pessoas com os mesmos objetivos e convicções, que têm vontade de sair “do mais do mesmo”, que buscam o melhor, não somente para si, mas para os outros.

Bem, hoje fico por aqui. Pretendo apresentar assuntos pertinentes, também meus anseios, minha visão e, é claro, sempre respeitando e ouvindo a sua opinião!

Além de mim, temos a Sheila Shimada, Fernanda Nogueira, André Furkin, que são colaboradores e vão dividir também seus conhecimentos.

Abaixo, “5 dicas para empreender”,  meu primeiro vídeo para o nosso canal no Youtube.

Até a próxima semana!

Você conhece a campanha “Compre do Pequeno”? Saiba como participar! 

COMPARTILHAR
Nando Gaspar
Nando Gaspar é empreendedor desde muito cedo. Sempre disposto a conversar sobre ideias, fundou a Conexão Empreendedora com o mesmo intuito: construir uma plataforma de produtos com uma nova visão de aprimoramento para os empresários construírem seus negócios de forma lucrativa e sustentável. É formado em Publicidade com Especialização em Marketing e diversos outros cursos na área Empreendedora pelo Sebrae e EPA. Atuou em agências de publicidade com estratégias de comunicação corporativa e durante anos geriu grupos de networking. É CEO da Studio Doze Comunicação - a empresa trabalha com ambientação, fachadas e design visual -, e da Studio Office - espaço coworking e virtual.