Dia do Consumidor – Cliente mais inteligente, informado e empoderado

658
dia-do-consumidor-cliente-mais-inteligente-informado

Dia 15 de Março é oficialmente O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. A data foi instituída no ano de 1962 pelo presidente dos Estados Unidos John Kennedy, como uma forma de dar proteção aos interesses dos consumidores.

Foram criados 4 direitos fundamentais do consumidor:

1 – Direito à segurança

2 – Direito à informação

3 – Direito à escolha

4 – Direito à ser ouvido

Atualmente, existem diversas outras leis que protegem os consumidores contra abusos que possam ser causados por estabelecimentos e vendedores, como por exemplo, o nosso tão conhecido Código de Defesa do Consumidor – estabelecido em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078, mas que entrou em vigor em 11 de março de 1991.

Além da representatividade dos direitos empoderados, O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, é um movimento crescente e há 3 anos vem ganhando força no comércio brasileiro – assim como a Black Friday, que há alguns anos ganhou diversos adeptos – a data é uma realidade e não um modismo, tanto que – impulsionado por grandes líderes do e-commerce como Buscapé, Magazine Luiza, Casas Bahia – também criou-se o “Dia do Consumidor Brasil” que é comemorado no dia 16 de março (um dia após o dia Mundial do Consumidor) abrindo uma nova e importante data no comércio nacional.

O movimento iniciou em 2014 com 500 lojas de ticket médio de R$ 376,00. Já no ano passado houve um aumento no número de lojas participantes para 650 e o ticket médio para R$ 425,00, subindo o faturamento em quase 15%. Estima-se que em 2016, tenhamos um crescimento tão expressivo quanto sua edição anterior, porém, de uma forma mais estruturada e inteligente.

Internet: cliente consciente x empreendedor consciente

A internet não se tornou somente uma ferramenta de venda agressiva, ela se tornou um ambiente de aprendizado onde podemos testar produtos, serviços, programas, softwares e atender outras necessidades criadas para entender o ambiente de compra e a mentalidade do consumidor.

Novos empreendedores digitais estão crescendo num ambiente consciente do seu ecossistema de vendas, criando novas atividades e adaptações e, o cliente por sua vez, está também mais consciente de seus deveres e direitos. Eu diria que a cena online se tornou o verdadeiro campo de batalha para homologar um produto ou serviço, antes dele ser lançado no ambiente off-line (ou lojas presenciais).

Pessoas inteligentes geram demandas de produtos mais refinados para que melhores serviços possam ser expostos nas prateleiras. A web abre espaço para que a mente do consumidor fale antes dele abrir a carteira, gerando assim uma série de serviços agregados que acertem na necessidade deste cliente mais informado. Ele não quer só o produto, ele quer saber a opinião das pessoas sobre a usabilidade e benefícios do mesmo. Ele não quer só um serviço, ele quer saber como foram as experiências de pessoas que já usufruíram deste trabalho.

Bem, não temos como fugir do ambiente virtual. E, para sermos bem-sucedidos é necessário empenho, tempo, paixão e, sim, ajuda de profissionais da área ou uma busca incessante de informações e conteúdo que possam ajudar a chegar lá! Por isso criei o “Encontro Empreendedor”, para que juntos possamos criar uma conexão, compartilhando experiências, estudando novas estratégias, adquirindo conhecimento de mercado, criando parcerias e, claro, avançando juntos!

Então, empreendedor, ou você encara que o consumidor esta muito além do seu tempo, mais experiente, mais exigente, mais tecnológico, ou voltamos aos velhos tempos, onde era menos arriscado abrir um comércio local; porém ganhava-se muito menos experiências, muito menos desafios, muito menos conhecimento e muito menos dinheiro. E ai, qual lado você prefere estar!?


Para se manter sempre bem informado participe do “Encontro Empreendedor”!

COMPARTILHAR
Nando Gaspar
Nando Gaspar é empreendedor desde muito cedo. Sempre disposto a conversar sobre ideias, fundou a Conexão Empreendedora com o mesmo intuito: construir uma plataforma de produtos com uma nova visão de aprimoramento para os empresários construírem seus negócios de forma lucrativa e sustentável. É formado em Publicidade com Especialização em Marketing e diversos outros cursos na área Empreendedora pelo Sebrae e EPA. Atuou em agências de publicidade com estratégias de comunicação corporativa e durante anos geriu grupos de networking. É CEO da Studio Doze Comunicação - a empresa trabalha com ambientação, fachadas e design visual -, e da Studio Office - espaço coworking e virtual.