Como transformar acessos ao site em leads

236

Acredite se quiser, mas seu lead está doido para conversar com você.

É verdade.

Mas, muitas vezes, ele desiste antes de tentar por causa dos obstáculos no caminho: um formulário imenso e burocrático, um telefone que ninguém atende, endereço e e-mail impossíveis de encontrar.

Oferecer uma variedade de canais de comunicação sempre visíveis, inclusive novos canais que o cliente adora mas quase nenhuma empresa oferece, são ótimas maneiras de iniciar uma conversa que poderia ter sido perdida. Aprenda a seguir como maximizar a capacidade do seu site de gerar novos leads.

ADOTE UM LAYOUT AMIGÁVEL E RESPONSIVO

Muitas empresas têm sites que parecem ter sido desenhados em 2008 (ou antes). Acontece que os tempos e as tecnologias mudam, e com seu website deve acontecer a mesma coisa. Não é só para ter um look moderno e bacana não. Cada vez mais gente navega na internet por smartphones e tablets, em vez do computador. Seu site está preparado para esse tipo de plataforma?

NÃO ENTREGUE TUDO DE GRAÇA

Bons sites oferecem e-books, PDFs e outros conteúdos gratuitos para quem se interessar. Mas ainda existem empresas que colocam essas preciosidades em uma página aberta de “recursos”, onde basta clicar para baixar. Isso pode até fazer parte da sua estratégia, mas, no geral, você pode estar perdendo oportunidades valiosas.

Sua empresa pode cobrar pelo conteúdo de maneiras que não envolvem dinheiro, como exigindo um cadastro simples para download. Com essas informações de contato, você pode começar uma conversa com seus leads por meio de uma newsletter, por exemplo. Se o conteúdo que você oferece é rico, por que dá-lo assim de graça?

ESPALHE FORMULÁRIOS DE CONTATO

No layout ultrapassado de sites mais antigos, existe um lugar específico para entrar em contato com a empresa: a página “contato”. Mas o modo das pessoas interagirem com a web mudou e esse modelo não atende mais. Ao invés, pense em oferecer várias opções de contato diferentes ao longo do website para atrair leads em estágios diferentes.

FAÇA UM SITE PARA OS LEADS

Tenho uma notícia difícil para te dar. Quando um lead acessa seu site pela primeira vez, ele não dá a mínima para a sua missão ou o prêmio socioambiental que você ganhou. A única coisa que ele quer é saber se você pode resolver o problema dele. Portanto, faça um site para leads, não para a sua diretoria: entenda qual é o problema dele e descreva como sua empresa pode resolvê-lo.

Mais uma dica: na web, conteúdo é ouro e geradores de conteúdo são reis. Então crie muito conteúdo relevante, não apenas sobre seus produtos e serviços, mas também sobre outros assuntos que interessem ao seu lead e que se relacionem de alguma forma (ainda que remota) com a sua empresa. Principalmente para produtos mais complexos, o site mais convincente é geralmente o mais didático.

FACILITE O CONTATO DO CLIENTE

A internet é cada vez mais um espaço onde o que vale é a transparência. O endereço da sua empresa e um telefone de contato devem estar facilmente visíveis na home, e de preferência em todas as outras páginas.

Muitas vezes, potenciais clientes preferem tratar do assunto imediatamente, em vez de trocar e-mails. Por isso, outra ótima opção é deixar no site uma oferta de atendimento via chat, voz e até vídeo. Além de um grande diferencial em relação à concorrência, é uma ótima forma de cultivar e engajar seus leads.

Fonte:http://www.omnize.com.br/blog/leads-site

COMPARTILHAR