Como Inovar em qualquer negócio!

128

“Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias.”
UK Innovation Report, 2003

Inovação é um tema MUITO amplo, e o que acho bacana é quando me perguntam: “Como posso inovar na minha pequena empresa?”

Eu acredito que a inovação não é somente para grandes empresas como Apple, Samsung, etc, ela também pode e deve ser aplicada à pequenos negócios, pois é feita através de conhecimento estratégico sobre o seu produto ou serviço.
Mas peraí que vou te explicar como por em prática!

As pessoas frequentemente confundem inovação e processos de inovação com melhoria contínua e processos relacionados a isso. Para que uma inovação seja caracterizada como tal, é necessário que seja causado um impacto significativo na estrutura de preços, na participação de mercado, na receita da empresa…

A melhoria contínua ou aperfeiçoamento, não são capazes de criar vantagens competitivas, mas sim de manter a competitividade dos produtos em termos de custo x mercado.

  • Tipos de Inovação:

Inovação em produto: consiste em modificações nos atributos do produto, com mudanças visualmente percebidas pelos consumidores.

Exemplo: TV com SmarTv em comparação a um modelo “convencional”

Inovação de processo: consiste no processo de produção do produto/serviço.
Não gera necessariamente impacto no produto final (percepção do usuário)

“Aqueles que inovam ficam em posição de vantagem em relação aos demais.”

– Como inovar? 

1 – Compreenda o cenário existente                                            

Conscientize-se do que precisa pra ser mais competitivo, analise seus concorrentes ou parceiros, veja tendências. Esqueça a ideia original e co-crie novas necessidades à partir do que você já tem.

2 – Desenvolva a nova ideia
A essência de criar uma nova ideia e agregar valor (excluir tudo que já deu errado anteriormente e incluir novas necessidades, que possam ter sido sugeridas, ou comentadas por clientes anteriormente)

3 – Desenhe o seu modelo de negócios                                                            

A ideia é pivotar (pivotar = remodelar o seu produto/serviço com conhecimentos práticos do mercado atual) baixe o Canvas aqui  e comece a se reinventar.

4 – Coloque o conhecimento em prática e vá com tudo!!
Uma ideia elaborada, com um modelo de negócios experimentado não tem como dar errado. Jogue a sua ideia no mercado e vá pra ação.

Parece complicado, mas ao colocar em prática será mais fácil do que na teoria, exemplo: você faz brigadeiros gourmet, convide amigos (que tenham bom gosto/paladar) e faça um café com brigadeiro, pergunte a eles, sobre o que acharam do sabor, textura, apresentação, embalagem, preços. Onde e pra qual situação comprariam? Faça literalmente um brainstorm (o custo da festinha entre amigos) será ZERO perto das ideias e experiência que você terá pra pivotar o seu negócio.

Bora colocar em prática?

Quer mais conteúdos inovadores?

Venha pensar fora da caixa conosco!

www.conexaoempreendedora.com

COMPARTILHAR
Nando Gaspar
Nando Gaspar é empreendedor desde muito cedo. Sempre disposto a conversar sobre ideias, fundou a Conexão Empreendedora com o mesmo intuito: construir uma plataforma de produtos com uma nova visão de aprimoramento para os empresários construírem seus negócios de forma lucrativa e sustentável. É formado em Publicidade com Especialização em Marketing e diversos outros cursos na área Empreendedora pelo Sebrae e EPA. Atuou em agências de publicidade com estratégias de comunicação corporativa e durante anos geriu grupos de networking. É CEO da Studio Doze Comunicação - a empresa trabalha com ambientação, fachadas e design visual -, e da Studio Office - espaço coworking e virtual.