Como achar alternativas REAIS para complementar a renda

435

Já ouviu falar da lei de Murphy? Então, é ela mesma! Aquela que, às vezes, vira sua melhor amiga rs…  Principalmente em fase de recessão econômica, quando menos imaginamos acontece algo, seja no trabalho, em casa, com a família.  E aí, o $$ aperta e precisamos achar um plano B para complementar a renda do mês.

Quem não viveu ou tem alguém próximo que passou por isso nos últimos meses?

Pois é, buscar alternativas para complementar a renda é uma realidade muito próxima. Pensando nisso, fomos pesquisar formas REAIS de ganhar um $$$ extra e, quem sabe, não descobrir um novo dom ou profissão?

1) Home Office seu lindo, quem não quer ganhar din din em casa!?

Sim, é possível ganhar dinheiro respondendo pesquisas na Internet. Parece até um tanto quanto duvidoso e que não é rentável, mas saiba que já existem pessoas que faturam $$ apenas com essa atividade.

Curte a ideia? Então olhe estes sites:

Mobrog – Empresa que você pode colaborar ativamente em pesquisas de mercado e ganhar dinheiro.

Compare Pesquisas – Esse é famoso, ou pelo menos eu conheço. Você pode ganhar mais de cinco reais por pesquisa além de prêmios. Com cadastro super rápido de fazer.

Veja mais alguns:

Make Money

QualiBest

iSurvey

2) Venda o que não usa mais

Uma boa faxina no guarda-roupas pode render bons trocos. Peças de boa qualidade podem ser vendidas em bazares, para amigos ou em sites como: OLXBom Negócio, Enjoei, Mercado Livre ou grupos do Facebook. Se der certo, você pode começar a expandir a prática e pegar coisas usadas de conhecidos para vender cobrando comissão (fica a dica), isso dá futuro, tem várias blogueiras que começaram assim =)

PS: não serve só pra roupas, pode ser móveis, eletrônicos, utensílios etc…

3) Alugue um quarto, um sofá, a casa…

Temos várias redes sociais especializadas em alugar acomodações mais em conta para estudantes e turistas. No EasyQuarto, por exemplo, você pode alugar um quarto da sua casa para alguém com o perfil que desejar, enquanto no Couchsurfing é possível alugar o sofá da sala para um mochileiro estrangeiro. Sem contar o mais famoso de todos AirBnB, e de quebra, você ainda pode treinar o seu Inglês =)

4) Cozinhe para fora, ative seu talento

Quem tem dotes na cozinha pode aproveitar e fazer desse talento uma fonte de renda alternativa. Brigadeiros e salgadinhos são boas pedidas para vender em parques nos fins de semana, por exemplo. Capriche na qualidade dos ingredientes, no preço e na embalagem. Você certamente conquistará vários clientes rapidamente. Também lembre-se que há datas sazonais como: fazer chocolates na Páscoa, cestas de café da manhã para o dia das mães, arranjos especiais para o dia dos namorados. O ideal é colocar o seu talento à prova e fazer coisas diferentes do habitual para ganhar visibilidade, lembre-se de postar nas redes sociais e comentar com seus amigos nos grupos de whatsapp.

5) Venda produtos como afiliado na Internet

Afiliado é o vendedor que trabalha sob comissão de uma determinada empresa.

Exemplo: sou afiliado da Americanas e uso a plataforma Lomadee, um agregador de várias lojas online. Eu analiso e indico produtos dentro do site e caso alguém acesse o site através da minha indicação e compre, eu ganho comissão por isso.

Procure produtos no Hotmart e aprenda a vendê-los na Internet, ou quem sabe produtos do Mercado Livre, Lomadee etc…

O mais importante é você focar num nicho e criar relacionamento e conteúdo útil aos seus compradores, do contrário será somente um link ou spam no e-mail das pessoas. Procure tutoriais no youtube pra isso.

6) Ganhe renda traduzindo

Se fala uma, duas ou mais línguas fluentemente, você pode tranquilamente trabalhar online com traduções. Você pode traduzir artigos, textos, livros, etc. Ou você pode atuar como tradutor entre pessoas e/ou empresas.

Há diversas empresas que estão de olho no Brasil e precisam de alguém fluente em Português e uma segunda língua. Se você se encaixa nesse perfil, tem um belo mercado pela frente para trabalhar.

Algumas alternativas de onde você pode procurar ofertas para tradutores:

7) Venda seu trabalho (sua arte) como freelancer

É web designer? Jornalista? Pintor? Artista? Programador? Analista? E a lista segue…

Diversos serviços também são vendidos pela Internet, principalmente quando o assunto é Internet! Então, se você está naquela procura incansável de como ganhar dinheiro em casa, essa é uma boa solução! Talvez você precise de algumas adaptações. Mas ainda assim há uma chance. Mesmo que comece com pouco, já será um início a expandir.

Se tiver dificuldade em vender seu serviço online, transforme-o em um curso. Se sabe fazer algo bem, muitas pessoas pagariam para aprender essas habilidades. Explore seu potencial.

  1. Vá até uma plataforma de freelancers, como Workana99JobsGetninjas;
  2. Faça seu cadastro (preencha como se fosse um currículo);
  3. Escolha os projetos que deseja trabalhar (comece com projetos mais simples e vá ganhando experiências e qualificações);
  4. Faça sua proposta (envie propostas justas para ambas as partes);
  5. Termine o projeto (faça sempre o melhor pelos seus clientes, o marketing de recomendação é um dos mais fortes nesse ramo, o famoso boca a boca);

Antes de prestar consultoria/mentoria, procure ter um “case” de sucesso. Exemplo: se você for prestar consultoria de SEO (em posicionamento de sites), crie um site, ranqueie (posicionamento visibilidade) coloque-o nas primeiras posições dos mecanismos de busca (Google, Bing etc), apresente este site a um possível cliente, explique o trabalho e, aí sim, faça uma proposta. Seu cliente provavelmente nem sabe o que é SEO, quem dirá ranqueamento de sites, mas você sim. Fale de maneira simples e de fácil entendimento. Essa é uma forma simples de mostrar conhecimento e fechar uma consultoria com autoridade no assunto.

Dica: Faça o famoso boca a boca de sua “ocupação” prazerosa, use as mídias sociais a seu favor, Facebook, instagram, whatsapp.  Conecte-se e peça ajuda aos amigos e familiares mais próximos. Todo negócio começa pequeno, mas vai saber qual é o seu potencial escondido que pode ser alimentado.

De qualquer forma, ter um trabalho para renda extra é empreender. É usar a sua arte ou talento a seu favor. Sair da zona de conforto e mostrar para o que veio.

Buscar alternativas para complementar a renda nunca esteve tão em alta, aproveite a oportunidade e o movimento do mercado a favor. Além de $$$, essa ainda é uma das formas mais objetivas de iniciar um grande negócio. Arrisque-se!!!  #empreendertransforma

COMPARTILHAR
Nando Gaspar
Nando Gaspar é empreendedor desde muito cedo. Sempre disposto a conversar sobre ideias, fundou a Conexão Empreendedora com o mesmo intuito: construir uma plataforma de produtos com uma nova visão de aprimoramento para os empresários construírem seus negócios de forma lucrativa e sustentável. É formado em Publicidade com Especialização em Marketing e diversos outros cursos na área Empreendedora pelo Sebrae e EPA. Atuou em agências de publicidade com estratégias de comunicação corporativa e durante anos geriu grupos de networking. É CEO da Studio Doze Comunicação - a empresa trabalha com ambientação, fachadas e design visual -, e da Studio Office - espaço coworking e virtual.