Acredite em sua Inteligência emocional!

61

Inicio afirmando que minha intenção, o “meu Real Sentido de Vida”, é estimular pessoas a acreditar que todos podem ter e/ou ser TUDO o que de fato quiserem ter / ser, mas quem quiser ter, antes terá de ser o algo (Ser para ter). Tipo “quero ser um Vencedor, então pense como eles pensam!” / Quero ter dinheiro, então pense como um rico pensa!

Daniel Goleman (Harvard) comprovou, há 30 anos, através da Teoria da Inteligência Emocional, que tudo é possível a todos. Se essa é uma Verdade comprovada, por que muitos ainda não acreditam que podem realizar seus sonhos?

– O que é Inteligência Emocional?

Inteligência Emocional é a capacidade que todo e qualquer ser humano tem de perceber e gerenciar emoções, no dia-a-dia e sempre, em cada interação pessoal. Ou seja, todo e qualquer ser humano poderá materializar seus sonhos (se assim não fosse o Criador seria ‘injusto’), mas somente o conseguirá quem acreditar que pode e persiste até cumprir cada meta que idealizou. Creio que a IE comprova a origem Divina e o enorme poder que cada Ser Humano tem!

Após descobrir a IE, Daniel examinou mais de 500 empresas, em vários países, para comprovar que os profissionais mais bem sucedidos não são os de maior Quociente de Inteligência (QI) / maior conhecimento acadêmico, ao concluir que boa parte de quem tem QI alto e/ou elevado conhecimento trabalha para quem ainda não possui nada disso.

– Como MANIFESTAR A Inteligência Emocional?

Não basta ser simpático, calmo e gentil, segundo Goleman é preciso desenvolver o autoconhecimento, ter capacidade de dar feedbacks difíceis, facilidade para mediar conflitos e otimismo para enfrentar adversidades, entre muitas outras características, como: Consciência de si mesmo para reconhecer suas emoções e limitações. Gestão de si para poder se adaptar / se reorientar e manter o otimismo. Consciência social para desenvolver a aptidão de ler seu estado emocional e de quem interage contigo. Gestão de relacionamentos para poder induzir boas atitudes nos liderados.

TUDO É POSSÍVEL A TODOS OS QUE ACREDITAREM EM SI E PERSEVERAREM!

Sim, bastam esses 03 pressupostos básicos fundamentais: 1- Oportunidade (o start). 2- Ambiente propício (vital para quem quiser desenvolver-se). 3- Tempo necessário (Fundamental ter e conceder tempo a quem é interessado).

Se você for um liderado que teve a oportunidade de trabalhar em um ambiente propício, mantenha-o sempre assim; se você for o Líder, nunca mantenha quem desarmoniza locais ou pessoas e só conceda tempo a quem merecer.

Perseverar é preciso, porque muitos negócios, empregos e relacionamentos de qualquer tipo esbarraram no famoso “morreu na praia” ou no “Se eu tivesse tido só mais um pouquinho de tempo, meu negócio não teria morrido”.

Claro que tempo é dinheiro, mas devemos monitorar a evolução de quem de fato quer evoluir. Ou seja, “só fica na empresa quem merece”. O inverso também é verdadeiro, posto que ninguém deva se auto violentar fazendo o que não gosta ou convivendo com pessoas que não gosta ou se sujeitando a trabalhar em ambientes hostis, diariamente.

Qual a importância prática da Inteligência Emocional?

Interessante notar que a esmagadora maioria dos que se queixam, o tempo todo, de que não tiveram “sorte na vida”, não tiveram um “bom berço” ou uma “boa família”, nada fazem para criar oportunidades à “pessoa mais importante de suas vidas: eles próprios”. Aí é que se dividem os ‘fracos’ e os ‘fortes’, porque o forte insiste e persiste para melhorar, até consegue criar e recriar a realidade à sua volta (a física quântica já comprovou que assim é).

O Conceito de inteligência emocional também descreve a competência e a capacidade das pessoas que precisam lidar e se adaptar às extraordinárias mudanças que ocorrem hoje e que certamente ocorrerão nas próximas décadas.

Como cada um de nós é o único responsável pela própria existência, devo lembrar que a cada momento presente sou Eu que construo o meu futuro, assim como a cada momento passado fui eu que construí o meu atual presente.

Sabe-se hoje que o êxito no desenvolvimento e evolução de um Ser Humano é fruto de sua Inteligência Emocional. Os empregadores já sabem disto, há mais de 20 anos, mas poucas empresas a aplicam bem no seu cotidiano.

O pior é que as pessoas ainda acreditam no “cada um que faça sua obrigação” ou no “eu só faço a minha parte” e nada fazem para colocar sua contribuição no todo, por menor ou maior que seja. Uma contribuição que melhoraria os ambientes mais importantes das vidas delas: o Lar e o Trabalho, locais onde passam a maior parte de suas vidas.

Teste de Inteligência Emocional – Gratuito e/ou Certificado

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/inteligencia-emocional-faca-o-teste/78312

Moracy das Dores é um Mercadólogo reconhecido pelo MEC, especialista em Marketing, Comunicação e Vendas. Atual Consultor de Marketing e Endomarketing da Trade Call Service. Escreveu e publicou dois livros: “Para sua vida melhorar, basta saber negociar” e “O Objetivista e a nova forma de ser e de estar no planeta Terra”.